Entenda o teste de paternidade

O teste de paternidade é um tipo de teste de DNA que verifica o grau de parentesco entre a pessoa e o seu suposto pai. Esse teste pode ser feito durante a gravidez ou após o nascimento por meio da análise do sangue, saliva ou fios de cabelo da mãe, filho e do suposto pai.

O teste de paternidade é feito a partir da análise da amostra enviada para o laboratório, onde são realizados testes moleculares que indicam o grau de parentesco entre as pessoas que se submeteram ao exame a partir da comparação do DNA.

O resultado do teste de paternidade é liberado entre dois a três semanas, dependendo do laboratório em que é realizado, tendo 99,9% de confiabilidade.

É importante informar na hora do exame se alguma das pessoas passou por transfusão de sangue ou de medula seis meses antes da realização do teste, pois nesses casos o resultado pode ser duvidoso. O mais indicado é realizar o teste de paternidade por meio da coleta da saliva.

Tipos de teste de paternidade

Os principais tipos de teste de paternidade são:

Pré-natal: pode ser realizado a partir da 8ª semana de gestação através de uma pequena amostra de sangue da mãe, pois o DNA fetal já pode ser detectado no sangue materno, e comparação com material genético do suposto pai;

Amniocentese: deve ser feito entre a 14ª e 28ª de gestação através da coleta do líquido amniótico que envolve o feto e comparação com material genético do suposto pai;

Cordocentese: é colhido a partir da 29ª semana de gestação através da coleta da amostra de sangue do feto através do cordão umbilical e comparação com material genético do suposto pai;

Vilo corial: entre a 11ª a 13ª semana de gestação através da coleta de fragmentos da placenta e comparação com material genético do suposto pai.

O material genético do suposto pai pode ser sangue, saliva ou fio de cabelo, no entanto no caso de falecimento do suposto pai, pode ser realizado o teste de paternidade utilizando amostras de sangue da mãe ou do pai do falecido.

Entendeu sobre o teste de paternidade? Se tiver mais alguma, deixe seu comentário, e aprofunde seus conhecimentos acerca de assuntos sobre saúde navegando pelo nosso site: www.carloschagasaraxa.com

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!