Vacinas mais importante para adultos

Você já ouviu falar que existem vacinas obrigatórias para adultos? Ou melhor: será que você ainda tem um cartão de vacinação?

A resposta da maioria, provavelmente, vai ser de surpresa, já que pouco se fala sobre vacinas para adultos. No entanto, como você vai ver, essas vacinas são muito mais importantes que gostaríamos de admitir.

Além da vacina contra a gripe existem outros tipos que precisam estar na carteira de vacinação dos adultos. Isso porque as doenças crônicas que se manifestam mais na vida adulta são fortes indicadores de que o indivíduo precisa se vacinar. Existem vacinas tanto para bactérias como para vírus. No primeiro caso, a vacinação é feita para controlar surtos epidemiológicos e, para o caso dos vírus, a imunização normalmente dura à vida toda, sendo necessárias apenas algumas doses de reforço para garantir que a doença não vai mais volta.

Principais vacinas

Confira a seguir quais vacinas um adulto deve tomar, segundo a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) – Dupla adulto – dt (difteria e tétano), Influenza(gripe), Meningite B e ACWY, HPV, Pneumonia, Herpes zóster.

Para manter a carteira de vacinação em dia, a recomendação é que a pessoa sempre leve o documento em consultas rotineiras e discuta com o médico quais vacinas devem ser tomadas.

As vacinas auxiliam o sistema imunológico na formação de anticorpos contra vírus e bactérias. Assim, os riscos de adquirir uma doença e ter complicações são menores, preservando a saúde e o bem-estar. Ao ser vacinado, a pessoa desenvolve altos níveis de anticorpos para determinado vírus ou bactérias. Com o passar do tempo, essas informações são atualizadas pelo corpo sempre que se tenha contato com esses organismos novamente, por pessoas ou ambientes contaminados.

Por isso, é recomendado que verificasse a necessidade de um reforço da vacina a cada 10 anos, em média.

Conseguimos sanar suas duvidas? Se tiver mais alguma, deixe seu comentário, ou aprofunde seus conhecimentos acerca de assuntos sobre saúde navegando pelo nosso site: www.carloschagasaraxa.com.br

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!