Vacinas imprescindíveis para crianças

Quando se é bebê, existem inúmeras vacinas que devem ser tomadas para garantir que nenhuma enfermidade realmente perigosa infecte as crianças ou venha atrapalhar seu desenvolvimento.

Uma das primeiras necessidades a aparecer nas nossas vidas, à vacinação está entre os principais cuidados para a saúde. À principio, esse contato é através de uma dose para imunização , que ocorre logo na chegada ao mundo, com a BCG, a famosa vacina da marquinha no braço direito, e a hepatite B, ambas fornecidas nos postos de saúde.

As principais referências para conhecer as vacinas oferecidas para proteger as crianças e os adultos estão nos calendários do Plano Nacional de Imunização (PNI) e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). A maior parte delas pode ser encontrada na rede pública e outras apenas em clínicas e salas de vacinas privadas.

A criança deve fazer acompanhamento médico mensal nos primeiros anos de vida, e todas as informações sobre a vacinação e sua importância serão passadas pelo médico.

As vacinas têm como função estimular o sistema imune a produzir anticorpos, que têm como função proteger o organismo da invasão por bactérias e vírus responsáveis por causar doenças infecciosas.

Plano Nacional de Vacinação

A maioria das vacinas fazem parte do plano nacional de vacinação, sendo administradas gratuitamente. Do mesmo modo, existem vacinas que podem ser administradas por recomendação médica , ou caso a pessoa viaje para locais onde existe o risco de contrair uma doença infecciosa.

As vacinas servem para prevenir doenças como a catapora, caxumba, coqueluche, dengue, difteria, doença meningocócica, doença pneumocócica, febre amarela, febre tifoide, gripe, meningite por Haemophilus tipo B, hepatite A e B, HPV, poliomielite, raiva, gastroenterite grave causada por Rotavírus, sarampo, tétano e tuberculose.

A maior parte das vacinas que previnem estas doenças faz parte do plano nacional de vacinação e são gratuitas.

O local do registro das vacinas aplicadas é a carteirinha de vacinação da criança, que consiste em um documento importante para a vida das criança.

Enfim , vale reforçar a importância desse documento… Essa carteirinha de vacinação é necessária também para diversas atividades e, sobretudo para apresentar o monitoramento das doenças das quais elas estão protegidas.

Conseguimos sanar suas duvidas? Se tiver mais alguma, deixe seu comentário, ou aprofunde seus conhecimentos acerca de assuntos sobre saúde navegando pelo nosso site: www.carloschagasaraxa.com.br

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!